Αποτελέσματα Αναζήτησης
A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, Revolução de Abril[1] ou apenas por 25 de Abril, [2] refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, [3] vigente desde 1933, [4] e que iniciou um processo q...
A Revolução dos Cravos aconteceu no dia 25 de abril de 1974, em Portugal, e lutou contra a ditadura, a crise econômica e as guerras em países colonizados da África. Os cravos se tornaram símbolo da revolução que derrotou o fascismo em Portugal, a Revolução dos Cravos.
Já se disse que as revoluções tardias são as mais radicais. No 25 de Abril de 1974 ruiu a ditadura mais antiga do continente europeu. A rebelião militar organizada pelo MFA, uma conspiração dirigida pela oficialidade média das Forças Armadas que evoluiu, em poucos meses, de uma articulação corporativa para a insurreição, foi ...
A Revolução dos Cravos, ocorrida em Portugal, foi um golpe militar realizado em 25 de abril de 1974 e que pôs fim aos 41 anos de ditadura salazarista. Trata-se de um dos mais importantes acontecimentos históricos da década de 70.
O que foi o 25 de Abril? Quando, a 25 de Abril de 1974, um grupo de jovens capitães levou a cabo um golpe de Estado que, em menos de 24 horas, derrubou a ditadura que dominava Portugal há mais quatro décadas, o rumo da história nacional mudou decisivamente.
consciências que, na madrugada de 25 de Abril de 1974, leva o Movimento das Forças Armadas a realizar um golpe militar, derrubando em menos de 24 horas, um regime ditatorial de 48 anos.
A complexidade do fenómeno revolucionário em geral (e igualmente do 25 de Abril de 1974 em Portugal) exige uma abordagem metodológica que ultrapasse as dificuldades e limitações da historiografia clássica.