Αποτελέσματα Αναζήτησης
Em Freire, a Casa Grande é o centro de coesão social. Por ela orbita todo o sistema econômico, social, político, religioso e sexual, em que a miscigenação racial, principalmente entre Negros e Brancos, apenas viria corrigir, em parte, a distância social entre ambos.
18/05/2023 - Aula 10 (online): Escrevivência em diálogos para além das fronteiras nacionais Descrição: Leitura e discussão de trechos dos livros “Eu sei porque o pássaro canta na Gaiola” (Maya Angelou); “Amada” (Toni Morrison); “Cachorro Velho” (Teresa Cárdenas); “Cartas a uma negra” (Françoise EGA).
Esse livro, publicado originalmente em 1933, formou o primeiro volume de uma tetralogia inacabada intitulada Introdução à História da Sociedade Patriarcal no Brasil, da qual fazem parte Sobrados e Mucambos, de 1936, e Ordem e Progresso, de 19571.
Casa-Grande e Senzala (English: The Masters and the Slaves) is a book published in 1933 by Gilberto Freyre, about the formation of Brazilian society. The casa-grande ("big house") refers to the slave owner's residence on a sugarcane plantation, where whole towns were owned and managed by one man.
10 Ιουν 2010 · Baixar agora. O documento discute a colonização portuguesa no Brasil e sua influência na formação da sociedade brasileira. Aborda como os portugueses, índios e escravos negros contribuíram para a miscigenação e criação de uma sociedade híbrida agrária e escravocrata.
Primeira edição, 1933. Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, além de um extraordinário ensaio sociológico sobre a identidade nacional brasileira, é uma notável obra literária.
Resumos. Este artigo analisa disputas e momentos de inflexão no processo de autonomização das ciências sociais e das estruturas de produção e circulação de mensagens escritas sobre o Brasil, a partir da análise da edição e recepção de Casa-grande & senzala, de Gilberto Freyre.