Αποτελέσματα Αναζήτησης
19 Ιουλ 2019 · Faz 47 anos que ninguém pisa na Lua. É verdade que o interesse pelo satélite arrefeceu com o encerramento das missões Apollo, em 1972, e o espaço entrou numa era mais pacífica e moderada de exploração, voltada para a investigação científica de outros planetas e a ocupação humana da órbita terrestre.
A exploração física da Lua começou quando a Luna 2, uma sonda espacial lançada pela União Soviética, fez um impacto na superfície da Lua em 14 de setembro de 1959. Antes disso, o único meio de exploração disponível era a observação da Terra.
Diferentes hemisférios e partes da Lua estão iluminados em momentos distintos de sua trajetória ao redor do Sol e também do planeta Terra, o que produz as diferentes fases da Lua.
A Lua separou-se da Terra, mas foi formada dentro dela, possivelmente no "buraco" que hoje é ocupado pelo oceano Pacífico. Os planetesimais que bombardearam a Terra nos estágios primordiais do Sistema Solar colidiram e formaram a Lua a partir dos restos da colisão.
A principal teoria de formação da Lua é de 1975 e considera que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação e era uma grande bola pastosa e quente. Um pedaço do globo terrestre teria se soltado e formado a Lua.
Relação Terra-Lua: O estudo da formação da Lua ajuda-nos a compreender a relação entre a Terra e o seu satélite. É amplamente aceito que um impacto gigante entre a Terra e um corpo do tamanho de Marte levou à formação da Lua, e a exploração deste evento lança luz sobre o início da história da Terra.
A origem da Lua remonta à colisão de um corpo espacial do tamanho de Marte com a Terra, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Os detritos que permaneceram do impacto acumularam-se para moldar o atual satélite natural.