Αποτελέσματα Αναζήτησης
A tendência de aumento dos pagamentos efetuados em Portugal, apenas interrompida em 2020, manteve-se. Em 2022, foram processados no Sistema de Compensação Interbancária (SICOI) 3,7 mil milhões de operações, no montante de 655,5 mil milhões de euros.
Em 2021, a utilização dos instrumentos de pagamento eletrónicos (débitos diretos, transferências. a crédito, transferências imediatas e cartões) aumentou, em número, de 2,7 mil milhões em 2020 para 3,1 mil milhões em 2021, e, em valor, de 440,6 mil milhões de euros para 503,9 mil milhões de euros.
Sumário executivo. Em 2020, o contexto de pandemia teve um impacto significativo na sociedade portuguesa, na economia nacional, no consumo e nos pagamentos. Os sistemas de pagamentos sob responsabilidade do Banco de Portugal funcionaram de forma eficiente e deram resposta às necessidades dos agentes económicos.
Inicialmente denominado como Banco Único foi inaugurado em 2011, sendo na altura a mais recente entrada no Mercado, mas rapidamente evoluiu da 18ª posição, para se tornar no 6º maior banco do país em apenas 18 meses.
Se hoje os pagamentos trans-fronteiriços são referência para remessas de dinheiro internacional, o potencial de evolução do mercado permite enxergar possibilidades de crescimento do comércio eletrônico no ex-terior e aumento de atividades econômicas as-sociadas ao turismo.
Em 16 de novembro de 2020, os cidadãos, empresas e entes governamentais brasileiros passaram a ter o Pix como uma nova alternativa para realizar seus pagamentos e transferências. O Pix é um arranjo de pagamentos, instituído pelo Banco Central do Brasil (BCB), que disciplina a prestação de serviços de pagamento relacionados
O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.