Αποτελέσματα Αναζήτησης
Cientistas dizem que os níveis de pH dos mares do mundo já caíram – em média de 8.2 para 8.1 na escala de pH (números mais baixos são mais ácidos). É uma queda de 26% no último século (porque a escala de pH é logarítmica).
Mais concretamente, provocam um fenômeno conhecido como acidificação, que reduz o pH de suas águas, modificando sua composição química e afetando gravemente os organismos marinhos. As soluções passam por reduzir o uso de combustíveis fósseis em benefício de fontes renováveis.
O pH da água do mar diminuiu de 8,11 em 1985 para 8,05 em 2021. Um aumento da acidez dos oceanos de 40% desde a era pré-industrial. A acidez dos oceanos está projectada para duplicar ou triplicar até 2100, a menos que reduzamos as nossas emissões de dióxido de carbono.
29 Ιαν 2024 · O termo pH refere-se ao potencial hidrogeniônico, que indica a quantidade de prótons H+ em uma solução aquosa. Essa medida determina se a solução é ácida, neutra ou alcalina. Dessa forma, o pH de 7 representa a neutralidade.
Acidificação dos oceanos (OA), a redução do pH dos oceanos causada principalmente pela absorção de dióxido de carbono liberado antropogenicamente (CO 2) da atmosfera, é uma ameaça aos ecossistemas marinhos e aos serviços que esses sistemas prestam à sociedade.
Como ocorre a acidificação dos oceanos? Estudos demonstram que, ao longo da história, 30% do CO2 emitido pela ação humana foi parar no oceano. Quando a água (H2O) e o gás se encontram, é formado o ácido carbônico (H2CO3), que se dissocia no mar, formando íons carbonato (CO32-) e hidrogênio (H+).
27 Σεπ 2023 · O pH da água do mar varia entre 7,5 e 8,4, tornando-a levemente alcalina. No entanto, com o aumento das emissões de CO₂, parte desse gás se dissolve nos oceanos formando ácido carbônico, um processo que pode reduzir o pH e levar à acidificação dos oceanos.