Αποτελέσματα Αναζήτησης
Busto de Sá da Bandeira, no Mindelo, Cabo Verde. Apoiante dos liberais, esteve sitiado durante o Cerco do Porto com várias outras ilustres figuras da segunda metade de Oitocentos; no decorrer da guerra, viria a perder o braço direito, no Alto da Bandeira, em Vila Nova de Gaia.
Sá da Bandeira. Militar e político, Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo nasceu em Santarém em 26 de setembro de 1795 e morreu em 6 de janeiro de 1876 em Lisboa. Participou na Guerra Peninsular e concluiu estudos superiores em Portugal e no estrangeiro.
Documentário sobre a criação, progresso e desenvolvimento da cidade de Sá da Bandeira, a atual Lubango, nos setores da educação, agricultura, pecuária, energia hidroelétrica e construção de...
22 Ιουλ 2010 · Os colonos madeirenses instalaram-se no Lubango para se arreigarem definitivamente à terra com todas as tradições e riqueza humana do seu berço natal. Não foi vertiginoso, mas foi seguro o crescimento de Sá da Bandeira que em 1889 era elevada a sede do concelho do Lubango.
Confirmando-se assim um desabafo do ministro Sá da Bandeira: “Que os fracassos do desenvolvimento de Angola deviam-se aos maus governantes em Portugal e aos péssimos afilhados enviados para Angola”. Sem pretensões a juízos maniqueístas o que descrevi e o que irei acrescentar corresponde à verdade.
31 Ιουλ 2020 · O marquês de Sá da Bandeira foi um homem de ideais, um combatente permanente pela liberdade e pela igualdade. Nesse sentido, considerava que milhares de súbditos da coroa portuguesa – os escravizados – não gozavam das garantias que a carta constitucional lhes concedia.
20 Οκτ 2019 · A água foi desviada do rio Lubango e levou aos necessitados através de levadas (canos de água). Em 1900, 1575 pessoas viviam na aldeia, entre elas 1248 brancos. Em 1901 o Lubango foi elevado à categoria de Vila de Sá de Bandeira. No interior da província, até 1917, ainda havia ações militares para conquistar a região de Chela.