Αποτελέσματα Αναζήτησης
24 Αυγ 2024 · Quem foi Cruz e Sousa? Cruz e Sousa, nascido em 24 de novembro de 1861, em Desterro, atual Florianópolis, é um dos mais importantes poetas do simbolismo brasileiro. Filho de um ex-escravo, sua trajetória de vida foi marcada por desafios e superações, refletindo em sua obra a luta contra o preconceito racial e as dificuldades sociais da época.
Conheça a vida de Cruz e Sousa, poeta catarinense negro que brilhou como importante escritor simbolista, além de ter sido figura de destaque na luta abolicionista.
João da Cruz e Sousa (Nossa Senhora do Desterro, 24 de novembro de 1861 — Curral Novo, 19 de março de 1898) foi um poeta brasileiro. Com a alcunha de Dante Negro ou Cisne Negro , foi um dos principais representantes do simbolismo no Brasil .
João da Cruz e Sousa (24 November 1861 – 19 March 1898), also referred to simply as Cruz e Sousa, was a Brazilian poet and journalist, famous for being one of the first Brazilian Symbolist poets. A descendant of African slaves, he has received the epithets of "Black Dante " and "Black Swan".
Cruz e Souza foi um poeta simbolista brasileiro. Ele foi o precursor do movimento simbolista no Brasil com a publicação de suas obras “Missal” (prosa) e “Broquéis” (poesia) em 1893. É patrono da Academia Catarinense de Letras, representando a cadeira número 15.
O presente trabalho objetiva analisar o poema “Acrobata da dor”, de Cruz e Sousa, verificando como o riso torna-se, nesse poema, um expediente de linguagem capaz de subverter e contestar verdades instituídas ao seu entorno.
31 Αυγ 2023 · A tragédia de Cruz e Sousa, encenada nos estertores (bem ao gosto do poeta) do século XIX, continua sendo encenada em pleno século XXI. A abolição da escravatura parece um processo sem fim.